Alimentação saudável na Terceira Idade, o que é relevante saber?
Nunca é tarde para optar por um cardápio com nutrientes, boas gorduras e vitaminas
Uma boa alimentação é necessária em todas as fases da vida. Quando criança, por exemplo, alguns alimentos são importantes para o estímulo do desenvolvimento cognitivo. Já quando chegamos na terceira idade, o foco é nos ossos, músculos e no coração, por isso, manter uma alimentação saudável é muito importante, e nunca é tarde para fazer mudanças na escolha alimentar.
Hortaliças como beterraba, cenoura, batata, espinafre, alface e entre outros são essenciais na alimentação do idoso, afinal, são fonte de fibras, vitaminas e minerais indispensáveis. Nessa fase da vida, é importante também consumir leite e derivados, eles são ricos em cálcio e contribuem para a saúde dos nossos ossos. Além disso, as frutas também se tornam essenciais.
Apostar em uma rotina de alimentação saudável também contribui para outras questões como a sensação de bem estar, por exemplo, a refeição balanceada proporciona mais energia e disposição, e quando o corpo está bem há uma grande sensação de felicidade. Uma boa nutrição também auxilia no aumento da imunidade, que reduz os riscos de pressão alta, derrames e problemas cardíacos.
Por isso, quando for ao supermercado, faça uma listinha com tudo que precisa comprar para não correr o risco de esquecer, priorize proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Aproveite bem o setor da feira, selecione frutas, verduras e legumes frescos para compor sua alimentação todos os dias. Escolha carnes com baixo teor de gordura ou peixes com gorduras boas como atum e sardinha. E lembre-se, nunca é tarde para mudar seus hábitos de alimentação, eles vão contribuir para uma vida mais saudável e agradável.


