Rádio Irani

Irani: a escola de líderes

O Líder incentiva, colabora e fortalece o trabalho em equipe

Irani: a escola de líderes

      Pessoas que assumem cargos de liderança nem sempre desempenham os mesmos papéis.
Enquanto a alguns cabe a missão de atribuir tarefas e buscar por melhores resultados, a outros é dada a responsabilidade de incentivar, colaborar e fortalecer o trabalho em equipe. Apesar de todos serem essenciais para uma empresa, algumas qualidades esperadas em um líder tornam mais difícil a tarefa de encontrá-lo. E a experiência não foi diferente no Irani.
      Mas, é a partir das necessidades que surgem as soluções: da oportunidade de expandir trazendo pessoas que pudessem ocupar o posto de liderança surgiu o Programa de Desenvolvimento de Líderes Irani (PDLI). De acordo com a coordenadora de desenvolvimento humano, Eliane Moro, o programa deu início, em 2018, a uma escola de formação para os líderes, oferecendo capacitações e instruções de como ocupar esse espaço da melhor forma.
      Em 2023, por exemplo, foram aplicados diversos cursos com temas variados, pensando nas competências necessárias para Se desenvolver um líder. "Neste ano, no PDLI, oferecemos aos gerentes e encarregados de setor cursos de comunicação, linguagem corporal, emoções, planejamento estratégico, análise de resultados e gestão de operações", diz a coordenadora. Os temas foram selecionados com o objetivo de despertar a empatia, criar conexões e estimular a busca de estratégias para alcançar as metas propostas.

 

Curso de Desenvolvimento Irani

      Mais que oferecer aperfeiçoamento aos gerentes e encarregados, o Irani também proporciona aos aspirantes a líderes - como supervisores de caixa e novos encarregados - um programa introdutório para liderança. “O Curso de Desenvolvimento Irani (CDI) tem o objetivo de dar a eles uma base, mostrando o que eles precisam saber para que possam enfrentar melhor as adversidades no dia a dia. De modo geral, o líder precisa ser bem resiliente, já que, a todo momento, alguma coisa pode tirá-lo da zona de conforto”, aponta Eliane. Nos últimos meses, os temas abordados no CDI foram: autoconhecimento, responsabilidade, tomada de decisão, comunicação, liderança e assertividade.

      Além dos programas de aperfeiçoamento citados, também são promovidas capacitações operacionais para todos os setores. Dessa forma, mais que preparar novos líderes, o Irani incentiva o desenvolvimento profissional de cada colaborador. “Mais que um supermercado, o Irani é um centro de formação para profissionais, já que fornecemos conhecimento e proporcionamos o aperfeiçoamento de qualidades dos nossos colaboradores”, conclui Eliane Moro.

Imagens